O Simposio

Simpósio 500 anos de Reforma Luterana: História, abordagens e perspectivas







Ementa:

Diante da presença da imigração alemã pomerana na Serra dos Tapes e os vínculos destes grupos as denominações luteranas, o evento propõe discutir e proporcionar debates na perspectiva educativa, histórica, sociológica, filosófica e teológica pela comunidade acadêmica e pela comunidade local em geral da região sul, tendo como temática central a comemoração dos 500 anos de Reforma Luterana.

Pretende-se não apenas trabalhar Lutero e o século XVI, mas também os desdobramentos, entendendo a história como processo, daqueles eventos pós 1517 na sociedade ocidental. Esse encontro terá caráter interdisciplinar.

Cabe salientar a presença da religiosidade luterana na formação cultural, educativa e social de grande parte de comunidades oriundas de imigração alemã-pomerana na região sul do Estado do RS. Por isso, a relevância desse evento em proporcionar a socialização de diferentes estudos e pesquisas referentes a presença do luteranismo e desdobramentos desses processos no Rio Grande do Sul.

Salienta-se que o evento não pretende abordar questões estritamente doutrinárias e religiosas das questões da Reforma Luterana, e, sim manter o caráter laico no debate pela comunidade científica e pela comunidade local.


Objetivos gerais e específicos

Geral: Discutir e problematizar a temática da comemoração dos 500 anos de Reforma Luterana, na perspectiva histórica, social, cultural e teológica.

Específicos: Estimular na comunidade local e acadêmica a partir de debates e reflexões conhecimento sobre a formação cultural, histórica, social das comunidades luteranas do Rio Grande Sul, especialmente, da região meridional do RS;


Integrar diferentes grupos na discussão da temática, como por exemplo, grupo acadêmico, comunidades luteranas, comunidades de diferentes denominações religiosas.


Metodologia


Será realizado na cidade de Canguçu. Nas dependências da Comunidade Evangélica Luterana São João de Canguçu.O Simpósio contará com atividades culturais (especialmente a presença de corais e grupos de música das comunidades), apresentação e debates de vídeo. Mesas redondas e conferências com a presença de debatedores.


Justificativa


É preciso reconhecer que a presença do luteranismo com as diferentes denominações no nosso contexto favoreceu e favorece processos culturais. Esses têm sido pesquisados fortemente na área das ciências humanas, portanto, é necessário socializar essas pesquisas com as comunidades que já foram objeto de estudo e que agora podem debater e refletir sobre os aspectos que a constituíram e assim também poder contribuir com o meio universitário.

No entanto, não apenas evidenciando a comemoração da “data redonda” dos eventos, mas a necessidade de reflexão dos aspectos históricos e sociais a partir da rememoração dos acontecimentos é que se busca organizar essa atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário